top of page
20220210_201609_edited_edited.jpg
Buscar

Como a MTV teve grande influência na minha vida criativa?

  • Foto do escritor: Crica Monteiro
    Crica Monteiro
  • há 7 dias
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

A MTV finalizou a sua jornada de vez em todo o mundo no dia 31 de dezembro de 2025. Mas ela deixou um legado único: ajudou a moldar comportamentos e, para pessoas criativas como eu, serviu como uma grande influência no design, na ilustração, no audiovisual e em tantas outras áreas.



Inspirada por alguns perfis no Instagram (como o @canalmickverso) e por matérias sobre a “morte da MTV”, senti uma necessidade enorme de falar sobre o assunto. Eu fui uma dessas pessoas que cresceram assistindo à programação nos anos 90 e 2000, e sei o quanto ela foi uma plataforma que me ajudou a formar meus gostos e minha personalidade. A MTV me fez identificar com pessoas parecidas comigo, totalmente fora das “caixinhas” em que a sociedade tenta nos colocar.


Além de tudo isso, a programação era muito diferenciada. Algo que me chamava a atenção, para além dos programas em si, era que, nos intervalos, sempre existiam vídeos curtos e artísticos (vinhetas), com variações de estilos como stop motion, colagens e elementos diversos. Aquilo me fascinava; me dava a ideia de que eu poderia ser a pessoa criativa por trás das coisas que a MTV nos proporcionava.

E como não lembrar de uma de suas mensagens mais enigmáticas: “Desligue a TV e vá ler um livro”? Tudo isso fazia muito sentido para uma mente que já imaginava trabalhar com criação. Foi um prato cheio para a pequena Crica, que nem imaginava que, um dia, faria um trabalho para a própria MTV.



Isso me fez relembrar um dos momentos mais marcantes da minha trajetória artística. Em 2022, a MTV me convidou para customizar três prêmios TRANSFORMA para o MTV MIAW. Isso ativou aquela memória afetiva de quando eu assistia às premiações que o canal promovia — que eram sempre tão especiais e grandiosas. Me ver com essa responsabilidade, sendo hoje uma artista que cresceu com uma TV que foi referência em quebra de paradigmas e criatividade, é algo que ficará marcado para sempre na minha história.



No ano de 2022, o tradicional gato branco ganhou cores e vida através da minha arte para homenagear três pessoas muito importantes no prêmio Transforma. O MTV MIAW reconhece e celebra pessoas que impactam a sociedade positivamente, e a minha missão foi traduzir, em cada troféu, o que cada um desses homenageados representa para nós. O Padre Júlio Lancelotti recebeu o troféu Transforma Direitos Humanos; a Pequena Lo recebeu o Transforma Orgulho PCD; e a Alice Pataxó recebeu o Transforma Meio Ambiente.




Troféu Transforma Orgulho PCD - Pequena Lo

Conheci a Pequena Lo pessoalmente e ela é uma pessoa fofa de verdade! Assim como ela disse que receber essa homenagem mostra que está no caminho certo, eu sinto o mesmo aqui do meu lado: fazendo arte, alcançando pessoas como ela e criando para uma premiação tão especial.




Troféu Transforma Direitos Humanos - Padre Júlio Lancelotti

Infelizmente, durante a premiação, não tive a oportunidade de me encontrar com o Padre Júlio Lancellotti, mas, na hora do seu discurso, eu estava na plateia ouvindo-o falar. Foi muito comovente estar ali, ao vivo, vendo-o receber o prêmio e dedicá-lo a todas as pessoas a quem ele entrega sua vida e caridade. Eu me emociono todas as vezes que ouço o discurso e lembro do trabalho incrível que o Padre faz — algo que muitas vezes não é validado pela sociedade. Para mim, esse é um dos lugares mais marcantes onde já cheguei: poder fazer algo especial para um ser humano tão especial. "Zerar o game" é exatamente sobre isso. Foi uma honra gigantesca criar essa arte para ele ser homenageado.



Transforma Meio Ambiente - Alice Pataxó

A Alice Pataxó foi uma querida! Lembro-me de como nos encontramos logo de cara, assim que chegamos ao espaço do MTV MIAW. Ela é uma pessoa muito especial e merece tudo o que está acontecendo em sua vida. Essas conexões com pessoas tão fortes — que lutam por existência, resistência e felicidade — são como seres de luz que passam pela minha vida através do meu trabalho, da minha arte e do meu posicionamento. Foi muito importante criar essa homenagem para ela também.



No começo, eu disse que "não imaginava que um dia faria um trabalho para a MTV", e não imaginava mesmo que seria em 2022 — até porque, no Brasil, o canal aberto tinha se encerrado em 2013. Durante o meu período de formação em Design, eu pensava de forma bem remota que, se eu fizesse algum projeto incrível ou participasse de algum festival de animação, ainda poderia, quem sabe, criar uma daquelas vinhetas malucas que o canal nos proporcionava.

Mas, para minha surpresa, fiz algo muito mais "minha cara" e com o meu DNA: fui notada por uma das marcas mais icônicas que os séculos XX e XXI já puderam presenciar, assistir e ouvir.



Eu também me senti premiada ao criar esses três troféus para o MTV MIAW

Transforma. Como artista, acredito muito que, quando um espaço de grandes proporções valida o meu talento e o meu trabalho, isso me mostra que estou no caminho certo, que posso fazer coisas incríveis e que é preciso acreditar todos os dias — exatamente como a própria Pequena Lo fala em seu discurso.

Eu fui uma daquelas espectadoras da MTV que não apenas consumia o conteúdo, mas que foi totalmente influenciada pela arte, pela cultura e pelo comportamento que esse canal proporcionou à minha geração. A MTV me deu visão criativa e a possibilidade de sonhar. Gratidão, MTV!



E, agora, eu posso afirmar com toda certeza: isso ficou marcado para sempre na minha jornada e na minha trajetória de trabalho artístico. Gratidão, MTV!



A MTV moldou meu olhar, mas o que realmente importa é o que fazemos com as referências que recebemos. E você? Qual foi a 'escola' visual que despertou a sua criatividade? Comenta aqui qual era o seu programa favorito ou aquela vinheta que nunca saiu da sua cabeça! 

 
 
 

Comentários


bottom of page